A evolução da indústria moveleira
A evolução da indústria moveleira
A indústria moveleira é composta por todos os negócios envolvidos na produção e venda de móveis. Esse conceito abarca tanto pequenos quanto grandes empresários. Sendo assim, se houver uma estofaria à sua volta, saiba que ela pode ser considerada parte desse setor.
Se estamos falando de produção, não excluímos a extração e o processamento da matéria-prima. Isso significa que, por exemplo, se um negócio trabalha com tecidos de móveis, ele está dentro da indústria moveleira.
O único motivo para dizermos que a indústria moveleira iniciou pelo século 18 e não antes é a Revolução Industrial ter acontecido só nessa época. Antes disso, é mais certo dizer que tínhamos manufatura ou artesanato moveleiro.
Afinal, desde quando o ser humano cria móveis? Bem, desde quando ele começou a usá-los. Ou seja, no dia em que a primeira pessoa trocou um tronco por um banco. Esse tipo de objeto surgiu em todas as culturas, pelo mundo todo.
A Revolução Industrial permitiu um boom nesse setor, assim como em outros tantos. Com ela, tornou-se possível produzir móveis a partir de máquinas, diminuindo tempo e esforço gastos. Reduziram-se os custos e aumentaram-se os lucros. Ainda, foi possível criar um padrão de qualidade nas fábricas.
A Segunda Revolução Industrial foi um catalisador dessas operações. Com avanços na tecnologia e linha de montagem, se tornou possível produzir móveis em massa. Mais pessoas puderam entrar nesse setor, inclusive nas vendas de produtos de terceiros.
Já a Terceira Revolução Industrial expandiu as funcionalidades. A inserção de chips e controles digitais transformou os móveis quase que em eletrodomésticos. Uma empresa pode vender sofás com caixa de som, frigobar e controle de TV embutido.
Por fim, a Quarta Revolução Industrial. Nessa que é a que vivemos, se vê principalmente a aplicação da internet nas coisas, basicamente, hoje em dia dá para conectar tudo à internet.
É de extrema importância que a indústria moveleira fique atenta às exigências do mercado e entenda as transformações de padrões que acontecem no gosto dos clientes. Vale salientar que, diariamente, surgem diversas tendências, visto que a inovação e as preferências dos consumidores em mudança interferem no modelo dos móveis.
Dessa forma, para elaborar um móvel conectado aos seus consumidores e que se diferencie em relação aos concorrentes, é fundamental realizar algumas avaliações sobre comportamento, consumo, macrotendências, design, produção, ocupação de espaços e sustentabilidade.
Tecnologia integrando projeto, gestão e produção
A chamada produção conectada é efetuada com a utilização de softwares já disponibilizados no mercado moveleiro como o SketchUp, que fazem integração de maneira eficiente entre o projeto realizado por um:
- designer;
- arquiteto;
- lojista;
- projetista;
- maquinário presente na organização.
A implementação permite dinamismo em todas as etapas do processo, por causa da exatidão e rapidez nas informações para a elaboração dos móveis. Além disso, garante um menor uso de mão de obra, padronização de processos, elevação na qualidade final dos objetos e, consequentemente, uma prestação de serviço mais eficiente.






