Esteja sempre por dentro das novidades!

Lugar de Mulher é onde ela quiser!

Nos últimos anos, o público feminino vem crescendo em profissões que antes eram dominadas por homens. As mulheres sempre foram fortes e sempre mostraram que podem exercer qualquer profissão com a mesma maestria dos homens. Um aplauso a elas!

Tradicionalmente, criou-se a ideia de que ''existe trabalho de mulher" e "trabalho de homem'', mas, nos últimos anos, o mercado de trabalho mudou muito e esse conceito também. Hoje, o público feminino ocupa cada vez mais espaços profissionais que antes eram considerados totalmente masculinos, praticando as mesmas atividades e funções. Diante disso, encontrar mulheres em marcenarias, criando e construindo, convivendo com o pó e o barulho das máquinas, está se tornando cada vez mais comum em todo o mundo.

Diante disso, encontrar mulheres na marcenaria está se tornando cada vez mais comum. As mulheres no setor moveleiro continuam expandir a sua participação e consolidar a sua liderança, a despeito de todos os obstáculos.

Porque as mulheres estão adotando a marcenaria para as suas vidas?

A ideia encantadora de planejar seus próprios móveis, desenhá-los, comprar o material (ou ainda reciclar, como no caso dos móveis de pallet), e construindo a mobília da sua casa nova tem-se tornado altamente atrativas para as mulheres.

Primeiro, porque é gratificante construir algo com as suas próprias mãos, pensar numa solução perfeita para a sua casa e perceber que você consegue construir algo bonito e funcional. Produz o sentimento ótimo de realização: “Conseguir fazer isso”.

Por conta dessa habilidade, as mulheres tendem a ser mais detalhistas, algo essencial na marcenaria, principalmente, na fase dos acabamentos. A aparente fragilidade do corpo feminino sempre se mostrava como justificativa para a definição onde a mulher poderia ou não estar. Entretanto, até mesmo limitações para carregar peso podem ser supridas com soluções do mercado, como, por exemplo serviços que entregam chapas de MDF já cortadas para facilitar o manuseio.

Como qualquer outra profissão, que antes era dominada por homens, na marcenaria as mulheres ainda sofrem preconceito, com olhares curiosos ou frases como ''essa madeira é pesada para você carregar'', além de machismo e assédio, visto que a grande parte das marcenarias são compostas na grande maioria por homens. 

O grande desafio das mulheres no setor moveleiro é mostrar para o empresariado que o crescimento da empresa, como para o empresariado de todos os outros setores, depende da criatividade, competência e talento na busca por resultados. Todas essas habilidades não dependem do gênero. Apesar de todo o avanço das mulheres no mundo do trabalho, tanto público quanto privado, ainda é grande a restrição quanto a ocupação de cargos mais elevados, mesmo que a mulher tenha mais capacidade e competência para tal.


O setor moveleiro, tão vinculado ao universo masculino, estará quebrando paradigmas através de um novo olhar para as questões relacionadas ao outro, na forma de comandar, dirigir e buscar a interação entre todos os envolvidos. Não existe cargo que a mulher não possa ocupar. Ela é empreendedora, talentosa, competente, feminina e sobretudo sabedora de si.


As mulheres no setor moveleiro possuem grande capacidade de administrar projetos com equilíbrio entre razão e moção, conciliando diversas áreas da vida. As mulheres agregam aos times, pois, possuem capacidade de lidar com pessoas de diferentes idades.  


Os desafios das mulheres no setor moveleiro são bem-parecidos dos encontrados da sociedade brasileira de modo geral, ainda carregada de uma mentalidade que estereotipada a mulher. Ainda nos deparamos com muitos profissionais que julgam a capacidade de uma pessoa com base no género dela, que acham que por ser mulher não se pode exercer tal função. Hoje, se vê um aumento no número de mulheres em cargos que antes eram vistos como típicos de homens, como chão de fábrica ou área de vendas.

Um dos grandes desafios continua sendo a necessidade de a mulher ter de provar a seu valor e a sua capacidade para realizar algumas funções e assumir responsabilidades específicas do setor moveleiro. Isso gera uma obrigação para as mulheres se prepararem mais para cargos de liderança para minimizar a resistência e descrença de colega de trabalho, bem como a desigualdade salarial.


O desafio é atrair mais mulheres para esse setor tão desafiador e importante para a economia, desenvolvendo nelas confiança e motivação para se lançarem neste mercado. A mulher desenvolve ao longo da vida várias características imprescindíveis que colaboram para o desenvolvimento do setor moveleiro. Organização, responsabilidade, proatividade, resiliência, relacionamento interpessoal, atenção aos detalhes, criatividade e contribuem de maneira significativa para o desenvolvimento, crescimento e fortalecimento do setor moveleiro.

Compartilhar

Por DinaBox Soluções em automação 30 nov., 2022
Indústria Moveleira
Por DinaBox Soluções em automação 03 nov., 2022
A evolução da indústria moveleira
Por DinaBox Soluções em automação 19 out., 2022
Centro De Furação -  Investir em um centro de furação é adquirir crescimento.
Share by: