Esteja sempre por dentro das novidades!

Qual é o maior patrimônio da sua MARCENARIA?

Hoje vamos falar sobre o bem mais precioso, tão difícil e tão caro que é o “Material humano”. 
Não adianta você ter um bom maquinário, não adianta você ter uma boa estrutura física se você tiver o material humano ruim. Todas as empresas de sucesso começaram sobre duas premissas que a primeira é a honestidade com os clientes, você pode até começar uma empresa de uma forma errada, passando a perna nos outros, mas ela não perpétua, tende de acabar muito rápido. 

O segundo patamar fundamental para a sua empresa prosperar, são as pessoas que você tem ao seu lado, aquelas pessoas que você contrata para trabalhar com você, os seus colaboradores. Todo funcionário precisa ter a capacidade de se colocar no lugar do patrão, mas vamos ser realista que existe sim aquele patrão que não valoriza os funcionários, que pensa que funcionário é pago para fazer o que ele mandar e estar ali a disposição dele. Não entende que do outro lado tem um ser humano com necessidades, que precisa muitas vezes ser amparado e compreendido, essa relação precisa acontecer, porque como você quer ter os melhores funcionários se você não é um bom patrão, se a sua empresa não é um lugar que atrai pessoas boas para trabalhar. FAÇA UMA AUTOANÁLISE!

Quantas pessoas bateram na porta da sua empresa procurando emprego sem que você tenha anunciado? Será que a sua empresa é atrativa? 

Se você tem um ambiente de trabalho agradável onde os funcionários são bem remunerados, que se sentem bem em trabalhar, e não estou falando de luxo não, se ele tem a ferramenta adequada, transporte adequado para ir e voltar da obra, recebe o salário em dia, trabalhe segundo as horas que ele foi contratado para trabalhar, que as ordens que ele recebe tenham clareza, que exista diálogo entre quem está ordenando e quem está recebendo a ordem. Tudo isso faz com que você atraía uma mão de obra mais qualificada para dentro da sua marcenaria.

É muito comum vermos marcenarias e lojas onde a rotatividade de funcionários é muito grande e isso não é saudável, porque você não tem constância e o seu cliente cada dia que chega na sua empresa ele vê uma pessoa diferente atendendo e isso não traz confiança para o seu negócio. É sempre bom fazer uma análise do porque você não está conseguindo reter esses profissionais, você pode até ter um bom projetista, mas não está conseguindo reter essa pessoa e na primeira oportunidade está pedindo demissão.


O funcionário precisa ser valorizado por pequenas coisas, não é só dinheiro que você valoriza o seu funcionário, não é só com premiação, você valoriza o seu funcionário com confiança, e claro, isso deve ser conquistado, mas você também precisa delegar funções e ao fazer isso você está dando doses de confiança ao seu funcionário. 


O simples fato de delegar uma função além daquilo que o seu funcionário faz, dizendo o quanto ele é capaz de executar tal tarefa, você não tem noção do quanto essas palavras podem transformar a atitude de uma pessoa e o quanto isso pode ser positivo, e o efeito que podem causar no seu colaborador.


Quando você tem um colaborador satisfeito com a sua empresa, que está contente com as condições de trabalho dele, ele é muito mais produtivo, você precisa ter uma equipe que vista a camisa e que dê aquele 1% a mais e é nessas horas que você vê a importância de se ter uma equipe engajada. A sua empresa pode ter as melhores máquinas, mas se na ponta, na hora de fazer as coisas acontecerem, você vai sentir a diferença de ter a equipe junto, focada e 100% comprometida em trazer resultados.


Invista na capacitação dos seus colaboradores apenas procurando um curso de capacitação, você está passando para ele confiança, que você acredita no futuro dele dentro da empresa, e isso, vai reverter benefícios muito imediatos e esse funcionário vai trabalhar muito mais motivado. Quantas vezes você já perguntou para os seus montadores e marceneiros o que eles estão precisando, como está as ferramentas que eles estão trabalhando, saber se os desenhos para montagem estão certos, às vezes a falta de diálogo faz toda a diferença.


Uma coisa muito importante que as empresas esquecem é escutar os seus colaboradores, fazer uma caixinha de sugestões, mas muitos não fazem isso com medo de enxergar a realidade da própria empresa, porque os colaboradores podem colocar não somente sugestões, mas também críticas, mas esquecem que são muito saudáveis, pois uma crítica bem feita é muito mais valiosa que um elogio fútil. 


Estimule seus colaboradores a ter boas ideias!


É uma prática muito comum e você pode fazer na sua empresa e isso não requer investimento, estimule um programa de incentivo as boas ideias, uma vez por quinzena reúna a sua equipe e converse com eles, cada um no seu setor, pergunte o que você como proprietário pode fazer para ajudar a melhorar o trabalho daquele setor. A partir do momento que você se preocupa com as condições de trabalho dos seus funcionários, você mostra o quanto você se importa e o quanto você quer o melhor para eles e inconscientemente esses funcionários vão render mais para a empresa.


Você vai estar investindo na sua própria empresa!

Quantas vezes vi donos de marcenarias comprando o "carro do ano", e antes de comprar um carrão, não melhora o uniforme da empresa, os funcionários não tem os EPIs, não conserta aquela máquina que está com defeitos a dias e não leva para o conserto, o galpão que não tem condições de trabalho, não se importa com o dia a dia do funcionário e ainda quer rendimento da equipe e principalmente não se importa com o patrimônio da própria empresa.


Invista na sua força de mão de obra!

Invista na condição de trabalho!


Ao fazer isso você pode exigir um rendimento melhor dos seus colaboradores, invista na sua marcenaria, invista na sua loja, invista naquilo que vai gerar mais rendimento. Valorize seus colaboradores e você vai ter pessoas que vão vestir a camisa e caminhar junto com você, que acreditarão no mesmo objetivo que você. Essa caminhada vai ser muito mais fácil!




Por: Anderson Rios Consultoria

Compartilhar

Por DinaBox Soluções em automação 30 nov., 2022
Indústria Moveleira
Por DinaBox Soluções em automação 03 nov., 2022
A evolução da indústria moveleira
Por DinaBox Soluções em automação 19 out., 2022
Centro De Furação -  Investir em um centro de furação é adquirir crescimento.
Share by: